Oi pessoal!
Faz algum tempo que alugamos o estúdio das Perdizes para cursos da Physio PIlates. Os cursos são variados: Híbrido (curso completo), Update (para quem fez a formação anterior ao Híbrido e quer completar o repertório), Workshops (Flymoon da Clara Trigo, Pilates para Crianças, da Mayra,Coluna Viva da Isabela etc) e o curso chamado Transição.
O que é o curso de Transição?
É um curso com uma carga horária reduzida, mas que passa por todo o repertório do Híbrido. Ele é oferecido para pessoas que fizeram outros cursos completos de Pilates e que já possuem experiência de ensino no Método vindo complementá-la e enriquecê-la.
Por que estou contando tudo isso?
Sexta feira tive a felicidade de organizar o primeiro Transição lá no estúdio. Organizar nesse caso significou, além de comprar material para coffee brake, verificar a chegada de apostilas, acertar o pessoal de apoio, como sempre faço, alugar a mídia (DVD, projetor, tela), pois este curso utiliza isso.
Como a sala é muito clara, a Georgia – professora deste curso e diretora técnica da Physio Pilates Educação (só isso!!!!!!), me perguntou se haveria condições trocarmos o projetor por uma TV pra melhorar a visualização do material.
E foi nesse ínterim de esperar a TV e tal, que tive a oportunidade (bem abelhuda!) de assistir a cerca de 20’do curso. Pessoal.. é show!!
Era um momento mais introdutório, uma degustação do que estava por vir naquela tarde e nos demais finais de semana. A primeira parte, período da manhã, foi dedicado à avaliação postural.
Ela chamou uma aluna e pediu que fizesse uma Shoulder Bridge e perguntou:
“Qual é a ênfase deste exercício?”
Várias respostas foram surgindo, ela foi estimulando, aceitando, transformando, enfim, fazendo todas PENSAREM sobre o exercício, até formarem uma frase, que seria pessoal, mas com um eixo, um centro igual: Exercício em supino de mobilização segmentar da coluna vertebral, associada a descarga de peso e alinhamento de MMII.
Depois: “Quais os erros principais?”
Fez isso novamente para mais dois exercícios: Side Bend (exercício de pré Pilates com estabilização de coluna e dissociação de MMII) e Chest Lift (mobilização coluna torácica associada a dissociação de MMSS com ativação do centro de foça) .
Em cada um deles fez as alunas pensarem, analisarem, estimulou sua compreensão do exercício, deu dicas de posicionamento do instrutor em função de que elementos estavam sendo observados e concluiu: quando sabemos o FOCO do exercício, os PRINCÍPIOS que o norteiam e quais os PRINCIPAIS ERROS que podem acompanhá-lo fica muito mais fácil escolhermos o que utilizar em função da NECESSIDADE DO ALUNO e muito mais fácil fazermos as CORREÇÕES NECESSÁRIAS para encaminhá-lo para uma melhor AQUISIÇÃO DE NOVOS PADRÕES DE MOVIMENTO.
E tudo isso aconteceu em 20’ !!!!!!!!
Percebo que o pessoal que acompanha este blog são professores que gostam de pensar movimento, que estão preocupados em melhorar a qualidade seu atendimento e ver a evolução de seus alunos. E é isso que tento fazer aqui: compartilhar minhas experiências para que pensemos movimento.
Pois bem, no curso, pensamos vivenciando o movimento e sob a orientação de educadores fantásticos.
Ou seja, estou sim recomendando que, quem tiver a oportunidade de investir em um curso desses, faça isso!
É um investimento com retorno 100% garantido!
É investir em segurança, em qualidade profissional.
Um estrada que podemos tomar sem medo de errar!
Para saber detalhes: http://www.physiopilates.com/educacao/formacao-basica/
Um beijo, Silvia.
Silvia!! Que bacana seu relato explicando os objetivos do transição, pois é justamente isso tudo que você comentou que a gente sempre procura, espera, busca, fica em dúvida, corre aqui no blog, rsrsrs….que show!
Aumentou mais ainda meu friozinho na barriga!
Obrigada!! Beijos
Você vai amar… beijos!