Hundred e Warm Up !

Olá pessoal!

Espero que todos tenham tido uma excelente virada de ano!
Quero começar este ano com uma sugestão de exercício que estamos colocando em prática com nossos alunos: o WARM UP.
Ele foi pensado como um exercício da família do Hundred e demais abdominais em supino por ter o mesmo objetivo de aquecer utilizando um mix de estabilização da coluna, dissociação de membros superiores que são incorporados de maneira bastante ativa e respiração ritmada.
A diferença é que no Hundred original a coluna fica estável em flexão torácica e imprint (certa flexão lombar para suportar o desafio de alavanca de duas pernas estendidas e baixas) e os braços bombeiam paralelos fazendo o movimento intenso (não em tamanho mais em vigor) de flexão e extensão de ombros numa ativação de grande dorsal, tríceps, redondo, etc.
No Warm-up original a coluna fica neutra (a princípio, podendo o exercício regredir e progredir, assim como o Hundred e todo o repetório), e incorporamos movimentos vigorosos de dissociação de braços e pernas em oposição de cinturas associados a respiração ritmada.
Em relação à respiração a idéia é inspirar durante algumas “braçadas” e expirar o mesmo numero vezes. Pode ser feita exatamente da mesma forma como no Hundred em ritmos mais entrecortados ou de maneira mais contínua. Vale experimentar das duas formas.
Objetivo? o mesmo do Hundred – fortalecimento abdominal, aquecimento de todo o corpo com a integração de movimento e repiração. Assistam e me contem o que acham.
Detalhe: essa filmagem foi feita no sítio dos meus pais pelo meu sobrinho Daniel CG (www.dft.ba/-dancg) ! Reparem no cenário bucólico…

15 comentários em “Hundred e Warm Up !”

  1. Oi Silvia!! Tudo bem?? Feliz 2011!!
    Assistindo você no video parece fácil, mas estabilizar o tronco e acelerar a “corrida”, é um baita desafio.
    Valeuu!..obrigada por mais essa dica!
    Beijão!

  2. Silvia Feliz Ano Novo:

    Grandes idéias.
    Sucesso.
    Amizade.
    Criatividade.
    Saúde.
    Prosperidade.

    Esses são meus desejos para ti.

    Obrigada por todo conhecimento compartilhado.

  3. Belissimo movimento!!! PERFECT!!
    Parabens!!!
    Silvia vc tem algum curso programado para este ano no Rio de Janeiro (Desculpe a ausencia de pontuaçao.MEU TECLADO ESTA DESCONFIGURADO.
    Abço. Analu

  4. Oi Ana, tá sumida!!! Para o primeiro semestre não temos nada agendado para o Rio. Oxalá no segundo apareça algo… mas por que o interesse no Rio.. novidades?? beijos, saudades!

  5. Sou do interior do Rio de Janeiro e gostaria muuuuito de fazer curso com vc!! Como havia dito em um post anterior finalizei meu curso em dezembro de 2010 e quero me aprofundar e buscar novidades!!!
    E Sampa pra mim e um terreno desconhecido rsrsrs. Nao conheço a cidade da garoa!!!
    Bjs
    Analu

  6. Oi Analú! Em primeiro lugar quero me desculpar por ter me confundido… achei que era uma amiga daqui do interior de São Paulo. Em relação ao Rio eu quero ir mas não temos nada agendado por enquanto. Sugiro para você fazer um dos cursos de São Paulo e se arriscar nessa aventura. Te dou toda a orientação e suporte caso você decida vir. Beijos!

  7. Oi Mari, desde que você consiga manter a estabilização o ideal, sempre é a neutra. Se faltar abdome você tem algumas opções: imprint é uma (você retifica suavemente para que quando a alavanca estiver maior o ponto que a coluna chegará é neuto e não hiperextensão), diminuir a alavanca outra, desta forma você não precisa retificar a nada e fica no ponto de desafio que sua força, hoje, consegue te estbilizar na neutra. Todas as opçoes são boas desde que você tenha claro o que está acontecendo e seu objetivo para o aluno. Grande beijo.

  8. Renata Martins

    Oi, Silvia!
    Também sou profª de educação física e sou profª e dona de Studio de Pilates há 7 anos e meio e achei o Warm Up uma boa variação do Hundred; porém, foi aquilo que vc falou, todo cuidado é pouco na hora do aluno colocar em prática, já que a instabilidade é a única coisa que não queremos.
    Parabéns e mais sucesso para vc!
    Abração, Renata Martins (@RenataMdS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima