Esse maravilhoso exercício do repertório clássico é fundamental no processo de organização do corpo dentro do ambiente de Pilates.
Trabalha a organização do corpo em pé – estabilização da pelve, dissociação de quadril e joelhos. É extremamente funcional auxiliando na compreensão do movimento organizado da marcha, da subida de qualquer degrau, no estar em pé de forma organizada sem sobrecarregar a coluna.
Além disso, trabalha com o equilíbrio, desenvolve coordenação e força.
Quando o disco de rotação é inserido no pé da base o desafio se multiplica. A superfície de apoio fica instável desafiando ainda mais a musculatura estabilizadora dos MMII e tronco.
Se ainda adicionarmos movimentos de mudança de plano durante os movimentos de flexão e extensão de quadril, além de exigirmos muito mais do equilíbrio e da coordenação motora, ainda recebemos uma boa massagem no acetábulo de forma a lubrificá-lo.
Na seqüência da animação ensino da seguinte forma:
De frente para a cadeira, pé da base firme no centro do disco, a outra perna cruzada na frente da perna da base com apoio no lado oposto do pedal. Primeiro movimento extensão do quadril e joelhos com corpo estável e fixo.
A partir do final do movimento de extensão iniciar a flexão de quadril e joelho ENQUANTO gira o corpo todo alinhado em 90º acompanhado pelo olhar. Chegaremos agora no plano frontal com quadril e joelho flexionado.
Novamente com corpo estável e fixo realizamos a extensão de quadril e joelhos. Quando chegar ao final do movimento, inicia e realiza a subida do pedal ENQUANTO volta a posição inicial retomando o plano sagital.
Costumo cantar repetidas vezes: “Pressiona o pedal parado e ENQUANTO SOBE GIRA”.